domingo, 27 de abril de 2014

Dica LK8000 #5 - Configurando o LK8000 para provas de Race to Goal (Parapente e Delta)


O LK8000 suporta diferentes tipos de provas para competições, hoje abordaremos a prova típica das competições de Parapente e Asa, a corrida para o gol (Race to Goal). Esta prova consiste em percorrer um trajeto pré-determinado no menor tempo possível com restrição de horário para largada (START).

Para que esta prova rode de forma CORRETA contendo todos os serviços e valores de otimização que o LK8000 oferece, são necessários uma série de ajustes, os quais veremos a seguir. No próximo post abordaremos a montagem da prova e a navegação desta.

Obs.: Alguns campos poderão aparecer com tradução diferenciada pois as imagens aqui apresentadas já estarão com a tradução da versão 5.0 alterará apenas a tradução a funcionalidade será a mesma.

CONFIGURAÇÕES IMPRESCINDÍVEIS!!!

- SETUP DA AERONAVE

Para que o LK8000 faça a navegação tipo Race to Goal com as devidas otimizações são necessárias as seguintes CONFIGURAÇÕES DE AERONAVE.

MenuPrincipal>Config 1/2>Config 2/2>LK8000 Setup> Setup Aeronave

Tipo da Aeronave: Define que tipo de navegação o LK8000 fará (Paraglider /Asa Delta = Race to Goal, Planador = Assignet Task Area, Aeronave motorizada = Navegações diretas)

Arquivo da Polar: É quem definirá os cálculos de rampa de planeio e alturas de chegada nos pontos, sem este apenas informações de distâncias e tempos estarão corretas.

Velocidade Máxima: Limita os cálculos de otimização (STF e McCready) para não indicar uma velocidade superior a suportada pelo equipamento.

Handicap: Faz parte do sistema de pontuação para provas de planadores, é uma forma de nivelar pontuações de diferentes tipos de aeronaves. Não é aplicável a configuração em questão.

Tempo de Alijamento do Lastro: Embora portemos lastros nos parapentes este varia pouco o comportamento da aeronave para fins de cálculos. Esta é uma função aplicada a planadores, onde a carga alar é incrementada de forma significativa a ponto de deslocar a curva polar alterando desta forma performance e todos os valores da aeronave.

Tipo da Aeronave*: É apenas o nome que aparecerá nos perfis de Aeronave.

Prefixo da Aeronave*: Não aplicável no Brasil.

Categoria da Competição*: Não aplicável.

Competição ID*: Aplica-se o número Civil Id fornecido pela FAI. Este valor aqui imputado, facilita bastante no sistema de apuração de provas.

*Estes campos são gravados no arquivo de gravação do voo, IGC.

- SETUP DO SISTEMA

MenuPrincipal>Config 1/2>Config 2/2>LK8000 Setup> Setup Do Sistema

1-Local de Voo:


Arquivo de Mapa: São arquivos vetoriais agrupados que trazem informações referentes a estradas, massas de água, nomes de cidades. Para alguns pilotos que estão voando em locais novos pode ser um importante sistema de referências. Deve ser baixado do site do LK8000 e colocado na pasta _Maps.

Arquivo de Relevo: É o Modelo Digital de Elevação que traz informações de relevo e é imprescindível para cálculos de planeio, alturas de chegada e transposição de cumes. Deve ser baixado do site do LK8000 e colocado na pasta _Maps.

Pontos 1: São os arquivos com os pontos oficiais da competição. É recomendável a utilização destes arquivos no formato CompeWPT (pedir ao apurador), pois os nome dos arquivos aparecerão iguais ao Id utilizado nas competições. Se no formato CUP aparecerá o nome do waypoint, podendo gerar confusões. Este arquivo deve ser colocado na pasta _Waypoints.

Pontos 2: Se o piloto quiser utilizar um arquivo de pontos extra apenas para referenciamento. Não recomendável, poderá fazer confusão pois apareceram na listagem junto com os pontos da prova.

Espaços Aéreos 1: Em algumas competições existem restrições de espaços aéreos condicionados. Este aquivo deve estar no formato OpenAir e deve ser colocado na pasta _Airspace.

Espaços Aéreos 2: Idem.

21-Específicos - Paraglider/Delta:


Rota Otimizada: Deve estar no modo LIGADA, para que o LK8000 navegue pelo caminho mais curto até o GOAL. Caso contrário ele navega da mesma fora que os antigos Garmin, para o centro do Waypoint.

No próximo post, abordaremos a Montagem e Navegação da Prova.

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