segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dicas LK8000 #6 - Montando uma Prova de Race to Goal

Dando sequência as aplicações do LK8000 para provas de parapente e asa, veremos neste post como montar uma prova de Race to Goal.

Figura 1 - Editor de Provas.

Antes de montar uma prova e voar, certifique-se que as configurações mostradas no post Dica LK8000 #5 - Configurando o LK8000 para provas de Race to Goal (Parapente e Delta) foram realizadas.


Para montar uma prova é necessário abrir o Editor de Provas (Figura 1) que se encontra em:

Menu Principal > Nav 1/2 > Nav 2/2 > Editor de Provas

A primeira coisa a ser feita é Limpar qualquer resquício de navegação ou prova anterior clicando em "Limpar".

Figura 2 - Seleciona Pontos (Waypoints).
Antes de começar a adicionar pontos é importante lembrar que o LK8000 considera uma prova a trajetória entre o START e o GOAL, não havendo necessidade de inserir o ponto da decolagem (a menos que este seja o ponto do START).

Na porção direita do editor clique em "Adicionar Ponto", abrirá a janela de Selecionar Ponto onde aparecerão todos os pontos existentes nos arquivos de pontos 1 e 2 configurados em local de voo.

Para facilitar e agilizar a pesquisa pode-se clicar nos campos Nome, Distância, Rumo ou Tipo e ao preencher qualquer um destes a listagem ficará limitada aos parâmetros estabelecidos (Ex. Quero ir ao ponto MATADOURO, clico em nome e escolho letra M, aparecerão só pontos que tem no primeiro algarísmo a letra M). Faça a escolha do ponto na lista e clique sobre ele.

Figura 3 - Editor de Ponto.
Ao clicar no ponto abre a janela de Edição de Ponto (Figura 3) que permite definir o Tipo de Start. A regra FAI utiliza cilindros para largadas de provas de parapente e asa mas como o LK8000 atende planadores também, ele oferece outras opções de start. A forma de abordagem do START (Entrada ou Saída) será vista numa futura postagem.

Defina o Raio da largada (Start) em Km clicando na parte branca onde esta escrito o valor do raio, abrirá uma nova janela onde é possível digitar o valor.

Mantenha o avanço sempre em automático, a menos que você queira fazer os avanços manualmente a cada conquista de pilão nos comandos do Navegar 1/2.

Figura 4 - Pergunta de final de prova.
Adicionado o 1º, basta agora adicionar a sequencia de pontos a ser seguida. É importante observar que a cada inserção de pontos ocorrerá uma janela perguntando se o próximo ponto a adicionar será ou não o final da prova. Declare não até inserir o ESS (raio de velocidade) conforme a Figura 4 ao lado. Diga sim, apenas para o ponto do Gol.

ATENÇÃO: Quanto temos que inserir duas vezes o mesmo ponto o LK8000 oferece na lista um ponto com um sinal de exclamação no nome, este é o ponto otimizado (melhor ponto de toque no ponto anterior). Procure na lista o nome correto do SEM O PONTO DE EXCLAMAÇÃO.

Figura 5 - Editor de ponto(Ex. ESS).
Para substituição, mudança de raio, tipo de pilão ou remoção, basta clicar sobre o ponto e abrirá a janela de informações do ponto que além das configurações anteriormente abordadas, permite:
- Selecionar outro ponto
- Remover
- Ver detalhes
- Mover o ponto para cima 
- Mover o ponto para baixo

O LK8000 interpretará como ESS (raio de velocidade) sempre o penúltimo ponto inserido no editor. A versão 5 já permite a configuração e otimização de ESS cônico, porém só é possível editá-lo após a inserção do Goal.

Figura 6 - Editor de pontos.
Após montada e editada a prova, você deve salvá-la para uma utilização futura clicando em "Salvar". Para abrir uma prova salva, clique em "Carregar".

No editor de provas as funções "Calc", "Declarar" e "Análise", são específicas para provas de planadores do tipo AAT.

Se clicar em "Fechar" a prova ja aparecerá montada em seu mapa. Mas antes de sair por ai... precisamos estabelecer algumas definições do START as quais abordaremos na próxima postagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário