terça-feira, 1 de julho de 2014

CURVA POLAR #1 - O que é?

Figura 1 - Curva Polar de Velocidades (Fonte: Ynovar)
Alguns pilotos do parapente por não acreditarem ou entenderem seu funcionamento, dizem que não precisa, outros dizem que não da para voar sem... Já para os pilotos de planador é um mal necessário. Mas que bicho de sete cabeças é este? CURVA POLAR DE VELOCIDADES ou simplesmente CURVA POLAR. É um assunto que aparece nas listas de discussão do parapente de forma cíclica mas poucos o debatem ele a fundo, talvez porque demande um pouco de estudo para compreendê-lo. Infelizmente ou felizmente vem da dolorida Matemática, mas não se assustem, abordaremos passo-a-passo para deixar este assunto o mais atraente e interativo possível.

Nesta postagem e nas seguintes buscaremos desmistificar a CURVA POLAR e a real necessidade de entendê-la e utilizá-la de forma correta. Para tanto é necessário entendermos um pouco sobre o funcionamento do parapente e as variáveis que nos cercam. Também será interessante ter em mãos papel, régua  e canetas coloridas para realizar alguns exercícios propostos.

Figura 2 - Polar e as equações dela estraída.
Fonte: Flytec

Dá para voar sem entender o que é a tal da CURVA POLAR?

Sim, tanto que tem alguns pilotos de parapente recordistas nacionais e até mundiais que nem sabem do que se trata, apenas voam. Voam mais, porque intrinsecamente (ou intuição) eles aplicam todos esses conceitos que veremos a seguir, sem sequer entender porque freiam a vela nas ascendentes e aceleram nas descendentes.

Faz alguma diferença para eu que sou novato?

Sim. O comportamentos de voo para cada atitude é o que diferencia um preá, que por desconhecimento, na descendente freia  e na ascendente acelera ou nada disso faz, de um piloto intermediário que já faz diversas otimizações de forma automática. Portanto, conhecer o comportamento da vela e sua curva polar pode ser uma ferramenta importante no final do período de instrução para introduzir conceitos que melhoram o rendimento do voo. Desta forma evitamos que o aluno aprenda somente com os erros, o que dura cerca de 2 anos, até entender como fazer um prego durar uma eternidade.


Figura 1 - Comparação de Curvas Polares
(Fonte: Brauniger)

Então o que é a CURVA POLAR?

É um gráfico exclusivo para cada conjunto de equipamento de voo, gerado a partir da relação AVANÇO x AFUNDAMENTO, onde são plotados valores de afundamento para cada velocidade de voo do equipamento. Com isso é possível:
+ Comparar equipamentos de mesma categoria (resposta para velas com mesmo LD que são diferentes);
+ Extrair melhores velocidades para cada atitude de voo (Speed to Fly);
+ Obter a equação que correlaciona os pontos da curva, desta forma permite que softwares trabalhem a otimização estimando melhores rampas de planeio e alturas de chegada a um objetivo.
+ Estabelecer uma velocidade que compense o tempo parado subindo na próxima térmica (McCready).
+ E uma infinidade de outras coisas que veremos nas próximas postagens.



3 comentários:

  1. Boa explicação!!! Agora como fazer a configuração da Polar para uma vela Sol Prymus 3 ate 127Kg no SCSoar?

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    1. O melhor a utilizar é a polar de média de uma vela A... na hora de configurar a polar, clica em lista e seleciona ParaEN-A

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